Primeiro Passo para Uma Vida Inteira de Novas Conquistas

PMMA (Metacril): o que é, para que serve e principais riscos do preenchimento definitivo

Atualizado em 25/01/2024 16:07

Não é de hoje que os especialistas alertam sobre os riscos do PMMA, mas o sonho de ter um corpo escultural ainda leva muitas pessoas a fazerem tratamentos estéticos com o polimetilmetacrilato, cujo nome comercial é Metacril®.

A verdade é que, mesmo com os alertas, o PMMA ainda é utilizado por alguns profissionais para realizar o preenchimento da face e do corpo, mas será que isso é seguro? Quanto tempo duram os efeitos? Quais são os riscos do procedimento?

Esses são pontos importantes para você entender antes de recorrer ao uso do polimetilmetacrilato. Por isso, acompanhe este post até o final e descubra o que é, para que serve, quais são os resultados e as possíveis complicações do PMMA.

Nós somos a Dream Plastic, a Clínica de Cirurgia Plástica especializada em realizar sonhos de beleza! E, pensando em te ajudar, elaboramos este conteúdo esclarecendo as principais dúvidas acerca do uso do Metacril. Acompanhe!

Esclareça suas dúvidas!

O que é PMMA?

O polimetilmetacrilato ou PMMA é uma substância composta por microesferas de acrílico, um material muito parecido com o plástico. O composto já foi muito utilizado em procedimentos estéticos e serve de matéria-prima para a fabricação de utensílios de cozinha, brinquedos e diversos outros produtos.

Imagem de uma paciente deitada, dentro do consultório médico, enquanto o profissional realiza a aplicação do pmma em seu rosto
Saiba do que é feito o famoso Metacril

O PMMA é um tipo de preenchedor definitivo utilizado na bioplastia, ou seja, ele não é absorvido pelo organismo humano com o passar do tempo. E, para muitas pessoas, isso pode até parecer um grande benefício, mas na realidade isso não é nada vantajoso.

É preciso considerar que, enquanto a região tratada permanecerá inalterada, o restante do rosto sofrerá os efeitos da gravidade e do envelhecimento. Em razão disso, com o passar dos anos, o resultado do procedimento ficará cada vez mais artificial.

Além do problema estético, a substância possui efeitos imprevisíveis a longo prazo e pode trazer diversos prejuízos à saúde do paciente. Nesses casos, a única solução é a tentativa de retirada do produto por meio de uma intervenção cirúrgica.

Diante disso, é importante mencionarmos que até mesmo os médicos mais experientes têm dificuldades para retirar o polimetilmetacrilato por completo, principalmente quando a substância foi aplicada há muito tempo atrás.

O que é Metacril?

Metacril® é o nome comercial do polimetilmetacrilato, o famoso PMMA. O produto é um preenchedor definitivo à base de microesferas de acrílico, um material similar ao plástico, que é utilizado para dar volume em áreas tanto do rosto quanto do corpo, como os glúteos, pernas, panturrilhas e coxas.

Imagem com fundo rosa escuro, uma ampola de Metacril e a embalagem do produto no centro da foto
A marca já foi muito famosa no Brasil, entenda por que não é mais

Como explicamos acima, a fórmula do Metacril® é composta pelo polimetilmetacrilato, que é um polímero plástico com capacidade volumizadora, por isso, tornou-se bastante popular na área da beleza e estética devido ao seu baixo custo e efeitos definitivos.

Entretanto, quando aplicado em grandes quantidades, o Metacril pode se espalhar entre os tecidos e provocar uma série de complicações. Outro problema relacionado à diluição do PMMA no organismo é a dificuldade para retirar o produto caso seja necessário.

Para que serve o polimetilmetacrilato?

O polimetilmetacrilato (PMMA) é utilizado em preenchimentos faciais e corporais definitivos. Entretanto, devido às complicações que já foram observadas em decorrência de seu uso, o PMMA não é recomendado para fins estéticos, sendo mais indicado para procedimentos reparadores.

Imagem com fundo cinza e uma paciente de perfil no centro da foto. Seu rosto possui marcações nas áreas onde costuma ser feita a aplicação do polimetilmetacrilato.
Saiba tudo sobre o uso do polimetilmetacrilato em procedimentos estéticos

Por meio de uma nota pública a respeito do uso do PMMA, a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica declarou não recomendar esse tipo de produto em procedimentos estéticos, sendo indicado somente para correções de pequenas deformidades e em pacientes com lipodistrofia de HIV.

Outro fator relevante quanto ao uso dessa substância é a quantidade de produto que será aplicado, pois o excesso de PMMA no organismo pode resultar em complicações sérias, como uma embolia pulmonar e infecções graves.

Lembre-se que o polimetilmetacrilato é um material não absorvível pelo corpo, portanto, o uso indiscriminado dessa substância é extremamente PERIGOSO.

O PMMA é seguro?

O PMMA é considerado seguro desde que aplicado em pequenas quantidades e somente para fins reparadores. Quanto ao seu uso em procedimentos estéticos, existem diversos riscos relacionados à aplicação em excesso do produto. Além disso, não há garantias de que o material não provoque complicações futuras.

Imagem com fundo cinza e uma paciente com expressão de medo devido aos riscos do pmma. Do lado esquerdo da imagem aparece a mão de uma profissional segurando uma seringa.
Não é de hoje que os médicos alertam sobre os riscos dessa substância

Atualmente, existem diversas outras substâncias muito mais seguras do que o polimetilmetacrilato e que podem ser utilizadas no preenchimento para realçar os traços da face e dar volume em regiões como os lábios, mandíbula, malar, queixo, maçãs do rosto e testa.

O mais comum é o preenchimento com ácido hialurônico, uma substância absorvível pelo organismo e bastante segura para ser utilizada em procedimentos estéticos. Os efeitos do ácido hialurônico acabam deixando a pele muito mais uniforme do que o PMMA, que pode acabar endurecendo com o tempo.

Outra possibilidade são os bioestimuladores de colágeno com ação preenchedora, como é o caso do Radiesse, também absorvível pelo corpo. O produto possui um efeito volumizador sutil e promove o aumento da produção de colágeno no organismo, o que dá mais elasticidade e firmeza à pele.

Diferente do PMMA, dificilmente esses dois preenchedores provocam nódulos ou ondulações na pele, somente em casos muito excepcionais ou quando o médico possui pouca habilidade na área da dermatologia, por exemplo.

O PMMA pode formar nódulos?

Em muitos casos, o PMMA pode formar nódulos e até mesmo granuloma devido a má aplicação do produto. O grande problema é que desfazer os caroços é algo extremamente difícil e caso seja feita a cirurgia para remoção do produto, o paciente terá de conviver com as cicatrizes no rosto.

Imagem com fundo azul claro e uma mulher com expressão de dúvida devido a formação de nódulos após o uso do pmma
É bastante comum a formação de nódulos por causa da aplicação incorreta do produto

Apesar disso, a cicatriz cirúrgica ainda é um dos menores problemas, pois a aplicação do PMMA nas áreas do rosto também pode comprometer a vascularização nessa região e causar a necrose tecidual, sobretudo quando o produto é injetado em extremidades (nariz, lábios e bochechas).

Outra possibilidade é que os granulomas causados pelo uso do PMMA, com o passar do tempo, podem acabar migrando para outras regiões, o que resulta em uma deformação permanente, já que o Metacril® é uma substância com efeito definitivo.

Como fica o preenchimento com PMMA? (FOTOS)

Quando a substância é aplicada corretamente, o preenchimento com PMMA tende a ficar uniforme e com uma aparência muito bonita. O problema é quando ocorre acúmulo de produto em determinada área ou quando o material é injetado em um vaso sanguíneo. Nesses casos, o resultado pode ser uma deformidade irreversível.

Imagem com fundo cinza escuro e uma mulher com preenchimento de pmma nos glúteos em primeiro plano
O resultado do preenchimento depende muito da quantidade de produto utilizado

É fato que muitas celebridades já optaram pelo preenchimento com PMMA e tiveram excelentes resultados, mas como já havíamos comentado anteriormente, os efeitos do Metacril® são imprevisíveis e cada organismo reage de uma forma diferente ao produto.

Em alguns casos, é possível que o preenchimento fique muito bem feito logo após a aplicação do produto, mas com o passar dos dias podem ocorrer ondulações na pele, formação de nódulos, caroços e até mesmo granulomas, especialmente nos lábios.

No caso do preenchimento labial, especificamente, a forma mais segura de aumentar o tamanho dos lábios e melhorar o contorno da boca é aplicando o ácido hialurônico. Normalmente, uma quantidade de 1 a 2 ml já são suficientes para dar o volume desejado.

Como é o antes e depois do PMMA no rosto?

O antes e depois do PMMA no rosto tem por finalidade melhorar o contorno facial e aumentar o volume de algumas áreas. Quando o produto é aplicado corretamente, o resultado é uma aparência mais jovial e atraente, caso contrário, a substância pode causar deformações irreparáveis.

Imagem com fundo rosa e fotos do antes e depois de uma paciente com o pmma no rosto
Devido aos riscos, a substância não é recomendada para fins estéticos

Devido aos riscos, o produto não deve ser utilizado em grandes quantidades e nem para fins estéticos, principalmente porque há diversas outras opções de preenchedores biodegradáveis.

A aplicação dessa substância também pode ser indicada para corrigir pequenas deformações no rosto e, nesses casos, o resultado pode ser bem positivo. Mas para que esse tipo de procedimento seja realizado com segurança, é de extrema importância escolher um especialista que realmente entenda do assunto.

Pois ao contrário do que possa parecer, o polimetilmetacrilato não é o problema em si, mas sim a quantidade utilizada num procedimento estético. Por exemplo, o PMMA líquido, pode ser usado para corrigir rugas e restaurar pequenos volumes perdidos com o envelhecimento.

Mas caso o profissional não tenha amplo conhecimento da anatomia e fisiologia da pele, as consequências podem ser graves. Atualmente, o uso do polimetilmetacrilato é liberado pela Anvisa, mas são poucos os médicos que dão preferência por esse tipo de preenchedor facial.

Como é o antes e depois do PMMA nos lábios?

O antes e depois do PMMA nos lábios é muito similar ao preenchimento labial feito com uma substância absorvível, porém, no caso do polimetilmetacrilato, o resultado é definitivo. Inicialmente, isso pode até parecer uma vantagem, mas com o passar do tempo o produto pode endurecer ou causar granulomas nesta região.

Imagem de uma mulher com a boca inchada e dolorida após a aplicação do pmma nos lábios
A aplicação incorreta do produto provoca deformação na boca

O uso do PMMA nos lábios é contra-indicado justamente devido aos riscos de deformações, empedramento ou formações de nódulos. E, como já havíamos explicado anteriormente, caso ocorram complicações devido ao uso do produto não é tão simples retirá-lo do corpo.

Outro problema em aplicar o polimetilmetacrilato nos lábios, é que o procedimento estético tende a se modificar com o tempo e o resultado pode não ser tão interessante a longo prazo. Muitas pacientes que já utilizaram o produto nessa região tiveram consequências graves, inclusive, com alto risco de necrose.

Como é o antes e depois do PMMA nas coxas?

O antes e depois do PMMA pode ser muito atrativo em alguns casos, pois visa melhorar a aparência das pernas e aumentar o volume dessa região. Porém, o procedimento oferece uma série de riscos, pois exige uma grande quantidade de produto, o que aumenta as chances de infecção local.

Imagem com fundo claro e mulher com pmma nas coxas. O antes e depois do pmma nas coxas pode ser arriscado devido à grande quantidade de produto.
A aplicação dessa substância é contraindicada para a região das coxas

A injeção de PMMA nessa parte do corpo também é conhecida como bioplastia de coxas, e mesmo que alguns resultados sejam bastante atrativos, não vale a pena investir em um procedimento tão perigoso quanto esse, pois não há como prever quais serão as consequências futuras.

Um grande exemplo disso é o caso da apresentadora Andressa Urach, que teve complicações muito graves após aplicar o PMMA junto do hidrogel para aumentar as coxas. A famosa precisou passar por 22 cirurgias apenas para retirar o hidrogel, mas o polimetilmetacrilato ainda permaneceu em seu corpo.

E, caso você queira compreender melhor para que serve o hidrogel, confira o nosso conteúdo completo.

Como é o antes e depois do PMMA na panturrilha?

O antes e depois do PMMA é perceptível devido ao aumento das batatas da perna, por isso, pessoas que sofrem com as canelas finas tendem a procurar esse procedimento estético. Isso, no entanto, não é recomendado pelos médicos, pois pode resultar em um processo inflamatório grave nesta região.

Imagem com fundo rosa e uma mulher com pernas para cima, após aplicação do pmma na panturrilha. O antes e depois do pmma na panturrilha aumenta o volume na região das pernas.
ALERTA: o uso dessa substância na panturrilha pode ser perigoso!

É fato que para alguns tipos de problemas anatômicos, somente a cirurgia plástica é capaz de resolver. Mas em casos como esse, o uso de preenchedores, sejam eles absorvíveis ou permanentes, não é a opção mais recomendada pelos médicos.

Outra opção para quem sofre com a falta de volume nessa região é o implante de silicone na panturrilha, realizado por alguns cirurgiões plásticos. Contudo, muitos especialistas também não recomendam a cirurgia devido às complicações no seu pós-operatório.

Diante disso, a forma mais segura de aumentar a panturrilha é buscando por um programa de exercícios muito bem orientado. Ou seja, neste caso em específico, é possível aumentar a panturrilha apenas fazendo treinos de musculação.

Pode aplicar Metacril no nariz?

A aplicação do Metacril® (PMMA) no nariz não é recomendada pelos médicos devido às grandes chances de infecção localizada. Por se tratar de uma extremidade do rosto, a aplicação do preenchedor no nariz pode acabar prejudicando a circulação sanguínea e resultar em graves consequências, como a necrose da pele.

Imagem de uma mulher com a boca aberta e o dedo indicador na ponta do nariz. Do lado direito da foto há um sinal de alerta devido aos riscos do metacril no nariz.
Nem pensar! Os médicos alertam sobre os riscos dessa substância no nariz

Caso o seu objetivo seja melhorar a estética do nariz de forma segura e definitiva, uma opção bastante procurada pelas mulheres é a rinoplastia, uma cirurgia plástica capaz de tratar tanto a questão estética, deixando o nariz retinho e empinado, como também o desvio de septo.

Por outro lado, muitas pessoas que desejam corrigir o nariz sem cirurgia acabam optando pela rinomodelação, um procedimento realizado com ácido hialurônico. A substância não é perigosa como o Metacril®, por exemplo, mas o uso de preenchedores nessa região pode gerar complicações graves.

Portanto, dentre todas as opções, a cirurgia plástica no nariz é considerada a mais segura e com o melhor custo-benefício devido ao seu resultado definitivo.

Mas fique atenta! A escolha de um bom profissional faz toda a diferença no resultado e segurança do seu procedimento.

Por isso, não basta realizar “qualquer cirurgia plástica” é preciso ter a consciência de que o procedimento precisa ser realizado por um especialista que realmente entenda sobre o assunto.

O preenchimento com PMMA serve para o bigode chinês?

O preenchimento com PMMA pode ser realizado para tratar do bigode chinês, mas para que o procedimento seja seguro e o resultado satisfatório, é preciso que o médico utilize pequenas quantidades do produto. Além disso, com o passar do tempo, esse tipo de material pode causar o endurecimento da pele.

Imagem de uma mulher esboçando um sorriso, com os lábios fechados e apontando o dedo indicador para a região do bigode chinês com preenchimento de pmma
Não há dúvidas, o preenchimento com ácido hialurônico é MUITO melhor

À vista disso, a injeção de PMMA não é a melhor opção para quem deseja tratar dos sulcos da face. Além disso, há uma gama de produtos muito mais seguros e benéficos do que o Metacril®, como é o caso do próprio ácido hialurônico, por exemplo.

Já para quem busca melhorar o aspecto da pele e prevenir outros sinais do envelhecimento, o tratamento com o Sculptra pode ser a melhor opção. O produto é um poderoso bioestimulador de colágeno que promove mais firmeza e sustentação ao rosto.

Qual é o preço do PMMA?

O preço do PMMA varia entre R$ 115,00 e R$ 150,00 (Janeiro/2024). Essa é uma média de valor referente à ampola do produto, porém o custo exato do preenchimento com a substância varia de acordo com a quantidade de produto, local do procedimento e experiência do profissional.

Imagem com fundo rosa e uma mulher com expressão de dúvida quanto ao preço do pmma
Lembre-se: o barato pode sair caro e não vale o risco!

O baixo custo do preenchimento com PMMA é um dos principais motivos para que as pessoas ainda busquem o procedimento, mas tendo em vista todas as possíveis complicações do produto, essa definitivamente não é uma boa escolha, nem para o médico que utiliza esse material e, principalmente, para os pacientes.

Tenha sempre em mente que escolher um procedimento estético pelo preço mais barato está longe de ser a forma mais segura de tornar o seu sonho realidade. É um fato que o custo influencia e muito na tomada de decisão, mas não deve ser o único critério a ser avaliado.

Portanto, caso você esteja pensando em realizar algum tipo de preenchimento facial ou corporal, é recomendado se atentar aos seguintes fatores:

  • Onde o seu procedimento será realizado (hospital ou clínica);
  • Quais são as qualificações do seu médico;
  • Qual produto ou material será utilizado no seu procedimento;
  • E, principalmente, qual é o histórico de resultados da clínica.

Além desses fatores, é muito importante poder contar com uma clínica que ofereça uma boa infraestrutura, pois assim como qualquer outro procedimento médico, os preenchimentos também podem ter complicações.

E, caso isto ocorra, cabe à clínica oferecer todo o cuidado e segurança que você merece. Aqui na Dream Plastic, por exemplo, nossas pacientes podem conferir o histórico de resultados da clínica através do grupo fechado no Facebook.

O grupo é EXCLUSIVO PARA MULHERES justamente para que nenhuma das nossas pacientes se sinta desconfortável ao compartilhar os seus resultados. E, se você também deseja conferir resultados da clínica, basta clicar no banner abaixo!

PMMA - Metacril

O preenchimento com PMMA pode ter complicações?

Por se tratar de um produto não absorvível pelo corpo, o preenchimento com PMMA pode sim ter várias complicações graves. Dentre as mais comuns, estão a formação de nódulos, endurecimento da pele, deformações na face e no corpo, inflamação, reação alérgica, infecção, necrose do tecido e embolia vascular.

Mulher com expressão de medo devido às complicações do preenchimento com pmma
Saiba quais são as possíveis complicações provocadas pelo produto

No que diz respeito à estética, uma das complicações do preenchimento com o PMMA é a migração do produto, o que acaba modificando aquele resultado que, inicialmente, parecia ter sido bem sucedido. A substância também pode se infiltrar nos tecidos musculares, o que impede a remoção do produto.

Agora, imagine ter de conviver com uma deformação ou um resultado ruim para o resto da vida. Ninguém gostaria de passar por esse tipo de situação, não é mesmo?

Por isso, NÃO RECOMENDAMOS O USO DO PMMA para preenchimentos faciais ou corporais. O ideal é que sejam utilizados apenas produtos absorvíveis pelo corpo e com recomendação para fins estéticos.

Para quem busca melhorar o contorno do rosto através do preenchimento, a melhor forma de fazer isso é através da harmonização facial, um procedimento estético personalizado e que utiliza apenas preenchedores absorvíveis.

Ainda na harmonização do rosto, cabe ao especialista indicar quais produtos podem ser mais interessantes para melhorar o aspecto da pele e prevenir os sinais do envelhecimento. Normalmente, uma das soluções mais indicadas pelos médicos é a aplicação do botox.

Quais são os sinais de necrose após preenchimento?

O principal sinal de necrose após preenchimento é a alteração da cor na área afetada, que passa de um aspecto saudável para um tom cinza-azulado. Essa coloração tende a ficar mais escura conforme o passar dos dias e podem aparecer pequenos hematomas na região.

Imagem de uma mulher com os lábios cinza-azulados, um dos sinais de necrose após preenchimento com pmma
Fique bem atenta aos sinais e busque a orientação de um médico caso perceba algo errado!

O início do processo de necrose se dá por diversos motivos e uma das principais causas é a oclusão arterial, que é quando o produto preenchedor impede o fluxo sanguíneo e provoca a falta de oxigenação na região lesionada.

É válido mencionarmos que os casos de necrose são reversíveis até certo ponto, por isso, ao perceber que o inchaço não diminui e as dores em decorrência da aplicação do produto persistem, é necessário buscar orientação médica.

Como faz para retirar o PMMA da face?

O PMMA é retirado cirurgicamente, com uso de anestesia local e sedação. É necessário abrir o tecido e fazer uma raspagem à laser para dissolver o material, que logo em seguida é aspirado por uma cânula. Apesar disso, é quase certo que ainda fiquem resquícios do produto no organismo.

Imagem de paciente dentro do centro cirúrgico passando por um procedimento para retirar o pmma da face
Nem sempre é possível retirar o produto por completo

Em razão da complexidade do procedimento, a retirada do preenchedor definitivo só deve ser feita em ambiente hospitalar e por especialistas experientes. Em hipótese alguma a cirurgia de remoção deverá ser feita dentro de uma clínica ou consultório particular.

O resultado final varia de pessoa para pessoa e, na maior parte dos casos, é necessário repetir o procedimento. No que diz respeito à cicatriz, hoje já existem técnicas para minimizar a aparência do corte, mas ainda assim o tratamento acaba deixando algumas marcas.

Qual médico retira o Metacril?

O médico mais capacitado para retirar o Metacril® (PMMA) é o Cirurgião Plástico. E, ainda assim, não há garantias de que o produto será removido completamente, já que o polimetilmetacrilato tende a se infiltrar nos tecidos e isso impossibilita a remoção da substância em sua totalidade.

Imagem de um médico avaliando a paciente para retirar o metacril da face
O cirurgião plástico é o profissional mais indicado para retirar o produto com segurança

Além disso, quanto mais tempo o produto estiver no organismo, mais difícil será a sua remoção. Portanto, caso você tenha realizado um preenchimento com PMMA recentemente e o resultado não ficou como o esperado, é aconselhável procurar a orientação de um especialista.

Onde fazer preenchimento facial em São Paulo?

Se você deseja realizar um preenchimento facial que lhe garanta um bom resultado e seja feito de forma segura, é imprescindível buscar uma clínica de confiança. Além disso, é muito importante que sejam utilizados produtos de boa procedência e que sejam indicados especificamente para as áreas do rosto.

Imagem da recepção da Dream Plastic, clínica especializada para quem busca onde fazer preenchimento em São Paulo
Conheça a clínica que é referência no assunto!

E falando em resultado e segurança, não é à toa que a Dream Plastic é a Clínica de Cirurgia Plástica mais recomendada pelas mulheres na cidade de São Paulo. Já são mais de 17 anos de atuação no ramo e pelo menos 47 mil sonhos realizados.

Todos os preenchimentos faciais realizados aqui na clínica são feitos com o ácido hialurônico ou com bioestimuladores de colágeno com efeito volumizador. Ambos os produtos são bastante seguros para o preenchimento do rosto e são absorvidos naturalmente pelo corpo.

Além disso, contamos com diferenciais que nenhuma outra clínica possui, como é o caso da nossa equipe própria de Enfermagem, equipe médica formada apenas por cirurgiões plásticos e um canal de emergência 24 horas.

Se você está procurando um atendimento seguro e personalizado como o nosso, então está no lugar certo!

E, agora que você já sabe que o PMMA NÃO É INDICADO para preenchimentos faciais e corporais, faça a escolha certa e utilize apenas os melhores produtos para fins estéticos.

O primeiro passo, que é se informar e descobrir as opções mais confiáveis de produtos, você já fez. Então, tudo o que precisa fazer agora é agendar a sua avaliação sem nenhum compromisso.

Assim, você esclarece todas as suas dúvidas direto com o médico e descobre qual é o tipo de preenchimento facial mais indicado para o seu tipo de pele. E, claro, você também pode solicitar um orçamento na mesma hora.

Para agendar a sua 1ª consulta você só precisa clicar no ícone do WhatsApp aparecendo em sua tela. Feito isso, escolha a melhor data e horário para a sua avaliação.

Te esperamos na clínica! 🙂

PMMA - Metacril